Tutorial

Um destino comum da informação das notas de pesquisa ou fichamentos é a produção de textos, apresentações ou material de aula. Além disso, de tempos em tempos você vai precisar criar estruturas paralelas às informações bibliográficas, para ordená-las de diferentes maneiras, e facilitar a sua localização. Para fazer isso, o Borgs *:) oferece o elemento chamado Tema.

Parte 6

Criando Temas

Digamos que você esteja percorrendo a sua base de dados de referências bibliográficas em busca de referências para fundamentar os argumentos de um novo artigo. Uma forma corriqueira de organizar isso é fazer um sumário (quase sempre temporário) e depois associar diferentes referências a cada tópico dele.

Vamos simular isso para apresentar mais algumas funcionalidades do Borgs *:).

Selecione o tipo de elemento Tema na caixa de combinação da Barra de controle e em seguida clique no botão Criar da Barra de botões.

Dê um nome para o tema e, opcionalmente, crie uma descrição para lembrar do que ele trata (útil quando você fica meses fazendo outras pesquisas).

Depois de clicar em Salvar modificações, procure a Aba de relacionamento chamada "Supertópico de" para criarmos um subtópico deste tema.

Temas, assim como notas, permitem criar organizações hierárquicas. Mas, como veremos mais à frente, eles têm funcionalidades adicionais.

Dê um nome para o novo elemento Tema, que, por relacionamento, é um subtópico do primeiro que criamos. Clique em salvar modificações.

Nas Abas de relacionamento do elemento Tema recém criado, você pode ver a indicação dele ser "Subtópico de" outro Tema, que criamos anteriormente.

Agora vamos "preencher" essa estrutura de elementos Tema que criamos, associando outros elementos a ela. Para fazer isso, primeiro limpe o filtro da lista de elementos na Barra de controle, selecionando o item
"<Todos>"

Conforme a sua base de dados vá se expandindo, pode ser que você sinta falta de um recurso para selecionar elementos temporariamente, enquanto decide quais associações vai fazer com eles.

Borgs *:) oferece uma funcionalidade para ajudar você com isso, a Lista auxiliar. Para ativá-la, clique no botão do canto direito, na Barra de botões, no topo da tela do aplicativo.

A Lista auxiliar fica no canto direito da tela. Ela se parece com a lista de elementos da Barra de controle, mas você pode incluir e excluir elementos, livremente. Os elementos da Lista auxiliar não são cópias dos elementos da lista da Barra de controle, são só instâncias temporárias dos elementos. Se você excluí-los da lista auxiliar, os elementos originais permanecerão existindo na base de dados.

Para desligá-la, clique no botão Ocultar lista auxiliar no canto direito da Barra de botões.

Para colocar mini cartões na Lista auxiliar, arraste-os para cima dela. Você pode arrastar mini cartões da lista da Barra de controle, ou então das Abas de relacionamento que são mostradas abaixo do cartão.

Você pode associar a funcionalidade da Lista auxiliar com as da Barra de controle. Por exemplo, pode pesquisar por nomes de pessoas ou termos, e selecionar da lista da Barra de controle os que parecem mais adequados para compor o sumário que está construindo. Antes de associar esses elementos aos temas em si, você pode armazená-los temporariamente na Lista auxiliar.

Para remover elementos da Lista auxiliar, arraste-os dela para cima do ícone branco de lixeira que fica no canto superior direito da Lista auxiliar.

Para limpar a Lista auxiliar, clique no botão que tem a lixeira cinza, no canto superior esquerdo dela.

Lembre-se, isso não vai excluir os elementos, vai apenas removê-los da lista.

A Lista auxiliar é salva quando você sai fecha o Borgs *:), então você pode continuar o trabalho quando reabrir o aplicativo.

Agora, para associar os elementos aos elementos Tema que formam a estrutura do sumário, escolha o elemento Tema e clique no botão Mostrar todos os tipos de relacionamento disponíveis.

Arraste os elementos para cima da Aba de relacionamento chamada "Conteúdo". Você pode arrastar elementos de qualquer uma das duas listas.

Você pode seguir esses mesmos passos para preparar um conteúdo de aula, por exemplo. Assim pode utilizar o Borgs como um guia de apresentação, com a vantagem de poder seguir os relacionamentos até as suas fontes, se precisar.

Um elemento Tema pode ter qualquer tipo de elemento no seu conteúdo, inclusive outros elementos Tema, caso você precise fazer associação entre diferentes áreas, por exemplo.


Na próxima parte do tutorial, vamos aprender sobre inferências.

Clique aqui para acessar!