Tutorial

Nesta parte do tutorial aprenderemos sobre os dois elementos do Borgs *:) que permitem aprimorar a informação dos outros quatro que já vimos (Pessoa, Referência, Declaração e Conceito).

Parte 5

Anotando e Anexando

Anotações são tão importantes para o registro de leituras como os próprios dados das referências. São elas, afinal, que nos dizem o que é importante e por que é importante em um texto. O elemento Nota do Borgs *:) é a versão digital daquelas anotações que fazemos nas beiradas das páginas ou em post-its colados ao longo de um livro. Vamos criar um elemento Nota associado ao elemento Declaração que criamos anteriormente.

Primeiro, volte para o cartão do elemento declaração, utilizando qualquer uma das três formas de navegação do Borgs *:). Depois clique no botão Mostrar todos os tipos de relacionamento disponíveis, na base do cartão.

Procure a Aba de relacionamento chamadoa "Anotação" e clique no botão com o sinal de mais (+) para criar um novo elemento Nota e associá-lo automaticamente ao elemento Declaração.

O elemento Nota serve para você fazer qualquer tipo de anotação em qualquer tipo de elemento. Ele pode ser associado a apenas um elemento, ou então ser associado a vários simultaneamente. No meu caso, vou incluir a referência que o Illeris cita na sua declaração, para procurar posteriormente. Na continuação da pesquisa eu poderia associar este mesmo elemento Nota a outras declarações que mencionassem referências que eu também julgasse necessário procurar, formando uma lista.

Elementos Nota aparecem nas listas de relacionamento dos demais elementos na Aba de relacionamento chamada "Anotação". Já quando você visualiza o elemento Nota, os elementos aos quais a anotação está associada aparecem na Aba de relacionamento chamada "Anotação de".

Elementos Nota podem ter outros elementos Nota associados (veja que ele também tem uma Aba de relacionamento chamada "Anotação de". Isso permite que você crie estruturas hierárquicas de notas, para se organizar.

Uma outra forma de incorporar informação adicional aos elementos do Borgs *:) é utilizar o elemento chamado Anexo.

Vamos criar um anexo para nos lembrar de onde buscar informação adicional sobre o Knud Illeris. Visualize o elemento Pessoa que representa o autor, e clique no botão Mostrar todos os tipos de relacionamento disponíveis.

Procure pela Aba de relacionamento chamada "Anexo" e clique no botão com o sinal de mais (+) no canto direito, para criar um novo elemento do tipo Anexo e associá-lo automaticamente ao elemento Pessoa.

Elementos do tipo Anexo armazenam endereços da web ou de arquivos no seu computador. O campo Título serve para facilitar a localização do elemento durante as pesquisas através da Barra de controle. O campo Local armazena o endereço em si. Para endereços da web, você pode digitar ou colar diretamente no campo Local.

Para exemplificar, colei o endereço do verbete da Wikipedia sobre o Knud Illeris.

O mini cartão dos elementos do tipo Anexo têm um comportamento especial. Eles permite acessar o endereço armazenado.

Localize o mini cartão do elemento que acabamos de criar e clique nele com o botão esquerdo do mouse, pressionando a tecla Ctrl (ou tecla de controle, no Mac).

A depender das configurações do seu sistema operacional e do seu navegador, ou uma nova janela ou uma nova aba vai ser aberta, e o endereço vai ser carregado automaticamente.

Agora vamos utilizar um elemento do tipo Anexo para associar uma figura ao elemento Referência que representa o livro do Illeris.

Localize e visualize o cartão do elemento Referência que representa o livro Teorias Contemporâneas da Aprendizagem, e clique no botão Mostrar todos os tipos de relacionamento disponíveis, na base do cartão.

Localize a Aba de relacionamento chamada "Anexo" e clique no botão com o sinal de mais (+) no canto direito para adicionar um novo elemento Anexo e associá-lo automaticamente a este elemento Referência.

Desta vez, o endereço vai ser de um arquivo local. Clique no botão Procurar arquivo, que tem o ícone do clipe de papel e fica no canto superior direito do campo Local.

Localize o arquivo no sistema de pastas e clique em Abrir.

A localização do arquivo no computador aparece no campo Local. Clique em salvar modificações.

Clique no mini cartão do elemento Referência que aparece na Aba de relacionamento chamada "Anexado a" do elemento Anexo que você acabou de criar.

Os mini cartões dos elementos do tipo Anexo que contém endereços de arquivos do computador que são figuras (arquivos .jpg, por exemplo), são mostrados como pequenas figuras, para facilitar a visualização. Se você anexar várias figuras a um elemento, essa visualização permite que você identifique mais facilmente qual quer abrir.

Para visualizar a figura, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o mini cartão, pressionando a tecla Ctrl (ou tecla de controle no Mac).

Quando o elemento Anexo armazena um endereço de um arquivo do seu computador, o Borgs *:) abre o aplicativo que está associado ao tipo de arquivo e o mostra. No caso do arquivo .jpg do exemplo (no Windows), o aplicativo Fotos é aberto.

Agora localize e visualize o outro elemento Referência que criamos, que diz respeito ao capítulo deste livro do Illeris, para associarmos mais um arquivo. Novamente, clique no botão Mostrar todos os tipos de relacionamento disponíveis na base do cartão, para mostrar todas as Abas de relacionamento, e localize a que se chama "Anexo" para criar um novo elemento anexo e associá-lo automaticamente a este elemento Referência.

Se você tem a versão digital da referência que está cadastrando, sempre é uma boa prática associar o local. Assim, durante a navegação na sua base de dados, você pode encontrar facilmente os textos naquela boa e velha pilha de arquivos PDF que "ainda precisam de revisão".

Clique no botão Procurar arquivo no canto superior direito do campo Local.

Localize o arquivo e clique no botão Abrir.

Um aviso importante: ao fazer associações com arquivos locais, você não os está copiando para dentro do Borgs *:), apenas indicando onde eles se encontram no seu computador. Se você mover os arquivos de lugar, vai precisar atualizar os elementos Anexo que apontam para eles.

Ao copiar um arquivo Borgs *:) de um lugar para outro, certifique-se de copiar também a(s) pasta(s) onde você mantém os arquivos que foram associados.

Quando um elemento do tipo Anexo armazena o local de um arquivo do seu computador que não é uma imagem, o seu mini cartão vai mostrar o local do arquivo, e não uma pré visualização.

Porém, a funcionalidade de abrir o arquivo em uma nova janela se mantém. Clique no mini cartão do elemento Anexo que você acabou de criar com o botão esquerdo do mouse, pressionando a tecla Ctrl (ou tecla de controle, no Mac).

O Borgs *:) abre uma janela do aplicativo que está associado ao arquivo, neste caso, no meu sistema (Windows), o aplicativo Adobe Acrobat Reader.


Observação importante: eu tenho esse livro em versão física. Procurei o PDF do primeiro capítulo (que é um tipo de degustação do livro) apenas para ilustrar o processo. Sempre que puder, valorize o trabalho dessas pessoas que se dedicam a explicar fenômenos complexos de uma forma elegante e simples, como o Illeris faz com a educação.


Na próxima parte do tutorial, vamos aprender a criar agrupamentos de elementos em temas.

Clique aqui para acessar!