Tutorial

Nesta parte do tutorial vamos simular o registro de uma passagem de um texto, começando pelo elemento Declaração. Em um registro de leitura típico, você associa vários elementos do tipo Declaração e do tipo Conceito, que representam as diferentes ideias que o texto apresenta, a um elemento Referência, que serve para manter os demais elementos unidos à sua fonte. A estrutura fica completa quando associamos a Referência à quem a escreveu, utilizando um ou mais elementos do tipo Pessoa.

Parte 2

Criando Elementos

Uma das formas de criar elementos é selecionar o tipo desejado na caixa de combinação da Barra de controle para habilitar o botão Criar, que fica na Barra de botões.

Selecione o tipo de elemento Declaração e clique no botão Criar para criar um novo elemento Declaração.

Todos os tipos de elementos do Borgs *:) são representados por cartões (é uma inspiração das fichas de leitura tradicionais). Cada tipo de elemento tem uma cor de cartão própria, para facilitar a identificação (é uma inspiração dos post-its). O elemento Declaração é representado por um cartão rosa.

O cartão reúne os campos que armazenam os dados de um elemento. O elemento Declaração tem dois campos: Texto, para armazenar o fragmento de texto e/ou observações suas sobre ela, e Página, para registrar o local do texto referência (que criaremos mais tarde).

Para ilustrar, digitei a definição de aprendizagem do Knud Illeris. É uma opção minha deixar a declaração entre aspas, para me lembrar que são as palavras dele, e não uma elaboração minha sobre o texto. Como eu utilizo os elementos Declaração para as duas situações - passagens literais e observações sobre elas, as aspas facilitam a identificação. Uma outra opção seria utilizar os elementos Declaração para registrar apenas a passagem de texto, e fazer observações sobre ela utilizando elementos Nota associados a ela.

O campo abaixo, Página, é para registrar o local dessa declaração está.

Você deve ter notado também que o Borgs *:) tem uma interace com letras relativamente grandes. Nunca entendi a opção das ferramentas de apoio à pesquisa bibliográfica por letras pequenas. Sim, isso faz caber mais informação na tela, mas ninguém que faça pesquisa por muito tempo (e portanto, que utilize essas ferramentas) escapa de algum problema na visão.

Na parte inferior do cartão há cinco botões. Os três do lado esquerdo são para editar, excluir e mostrar relacionamentos do elemento representado pelo cartão com outros elementos. Eles estão desativados, porque o cartão está sendo editado.

Quando o cartão está sendo editado, só os dois botões da direita ficam disponíveis: o primeiro é para cancelar a edição e o segundo é para salvar as modificações. Clique nesse último para salvar o texto digitado.

Algumas coisas acontecem após salvar as modificações de um novo elemento: uma miniatura do cartão é adicionada à lista de elementos na Barra de controle, à esquerda da tela.

A lista da Barra de controle contém versões em miniatura do cartão original, os mini cartões. Você vai perceber que eles, além de bonitinhos, são fundamentais para a navegação e a localização de informações no Borgs *:).

Os três botões do lado esquerdo na base do cartão são agora habilitados, enquanto os botões de edição (à direita), desaparecem.

O primeiro botão, com o ícone do lápis, serve para editar o cartão. O segundo, com o ícone da lata de lixo, serve para excluir o elemento e todos os seus relacionamentos. E o terceiro, com o ícone de relacionamento, serve para mostrar todas os tipos de relacionamento possíveis para o elemento do cartão.

Finalmente, abaixo do cartão que você acabou de editar surgiram várias Abas de relacionamento. Elas indicam como e com quais outros elementos o cartão atual é (ou pode ser) associado.


Cada Aba de relacionamento tem à esquerda, o nome do relacionamento que ela representa. O elemento Declaração que você acabou de criar pode ser relacionado com outros elementos a partir destes sete relacionamentos, e alguns mais elaborados, que veremos mais à frente.

Lembre-se, como a estrutura de dados do Borgs *:) não é rígida, as Abas de relacionamento indicam possibilidades, e não obrigações. O elemento Declaração que você criou pode exlicar algo, pode mencionar algo, pode ter um anexo ou uma anotação, e assim por diante. Isso se concretiza quando relacionamentos são estabelecidos entre diferentes elementos.

Do lado direito, as Abas de relacionamento podem ter um botão com o sinal de mais (+) que permite que você crie um novo elemento e o associe automaticamente ao elemento que está atualmente sendo mostrado no cartão.

A Aba de relacionamento chamada "Menciona" não tem o botão de adicionar um elemento relacionado. Isso acontece quando o tipo de relacionamento que a aba representa permite mais de um tipo de elemento. A forma de criar a associação, neste caso, será vista mais à frente.

O ícone da lata de lixo, ao lado dele, serve para remover relacionamentos entre o elemento do cartão e outros elementos da base de dados.

Para mostrar as Abas de relacionamento de todos os relacionamentos possíveis, ou então apenas que representam os relacionamentos já estabelecidos entre o elemento do cartão e demais elementos da base de dados, clique neste botão.

Passe o mouse sobre o botão com o sinal de mais (+) na Aba de relacionamento chamada "Explica" e veja que surge uma indicação do tipo de elemento que pode ser criado e associado automaticamente à Declaração que já criamos. Você pode fazer isso com os botões das outras Abas de relacionamento para ver que tipos de elementos eles criam.

Clique no botão da aba "Explica" para criarmos um novo elemento Conceito associado ao elemento Declaração que já criamos.

Um cartão amarelo, que representa o novo elemento Conceito é mostrado. Para continuar o nosso exemplo, digitei o nome do conceito ao qual o Illeris estava se referindo no texto dele, ou seja, "Aprendizagem". O campo abaixo, Nome em inglês, é útil para registrar a versão do conceito em inglês, já que nem sempre há uma boa tradução para alguns termos, principalmente com temas mais novos. Clique nobotão Salvar modificações para continuar.

Novamente, após salvar as modificações surge a lista de Abas de relacionamento disponíveis para o elemento. Como este novo elemento foi criado e relacionado ao anterior automaticamente, o elemento Declaração que criamos antes já aparece em uma das abas, na forma de um mini cartão. A leitura que essa forma de apresentar os elementos sugere é:

O conceito Aprendizagem é explicado como 'Qualquer processo que, em organismos vivos, leva a uma mudança permanente em...'

Quando um mesmo elemento Conceito for associado a vários elementos Declaração, as diferentes formas de explicá-lo aparecerão nesta mesma Aba de relacionamento.

Essa forma de mostrar relacionamentos deve parecer familiar se você já teve contato com linguagens de representação semântica, como RDF ou OWL. De fato, uma grande inspiração para o Borgs *:) é o aplicativo chamado Protégé, da Universidade de Stanford (https://protege.stanford.edu/). Com algum esforço de configuração, editores de ontologias (dos quais o Protégé talvez seja o mais famoso) podem ser utilizados para registrar notas de leitura. Essas aplicações são muitíssimo mais complexas (e poderosas) do que o Borgs*:), e podem ser utilizadas até para apresentar o resultado de análises bibliométricas.

É claro que essa complexidade vem com um preço. Na minha experiência com algumas delas, incluindo o Protégé, percebi que a interface inevitavelmente intrincada, além da necessidade de aprender formalismos de lógica, atrapalham do registro de informações mais simples, como referências bibliográficas do nosso dia-a-dia. Assim, criei o Borgs *:) utilizando várias inspirações desse tipo de aplicação mais complexa, mas permitindo que o uso seja suficientemente simples para manter o foco na pesquisa bibliográfica em si.

Voltando ao tutorial, perceba que apesar de você ter incluído um novo elemento Conceito, ele não apareceu automaticamente na lista da Barra de controle, à esquerda da tela. Isso acontece porque a lista ainda está sendo filtrada para mostrar apenas elementos do tipo Declaração.

Mude a caixa de combinação para a opção <Todos>. Agora o mini-cartão correspondente ao novo elemento Conceito adicionado aparece na lista.

Vamos continuar o exemplo criando um elemento Referência e um elemento Pessoa, para complementar a informação da Declaração que criamos. Desta vez, porém, vamos criar o elemento Referênica utilizando o botão Criar, na barra de botões, e não os botões das abas de relacionamento do conceito.

Selecione o tipo Referência na caixa de combinação da barra de controle. A lista de elementos ficou vazia, porque não há nenhum elemento Referência ainda.

Depois, clique no botão Criar, na barra de botões, na parte superior da tela.

Vamos continuar o exemplo criando um elemento Referência e um elemento Pessoa, para complementar a informação da Declaração que criamos. Desta vez, porém, vamos criar o elemento Referênica utilizando o botão Criar, na barra de botões, e não os botões das abas de relacionamento do conceito.

Selecione o tipo Referência na caixa de combinação da barra de controle. A lista de elementos ficou vazia, porque não há nenhum elemento Referência ainda.

Um cartão azul representando o novo elemento Referência é mostrado, com os campos Título, Subtítulo, Identificação, Editora e Ano. Vou utilizar esse elemento para registrar o capítulo do livro em que li a declaração que me despertou interesse. Você pode criar um elemento Referência para registrar um artigo, uma revista, um livro inteiro, etc. Como o livro no qual eu li a referência tem capítulos escritos por diversas pessoas, vou dar ao elemento o título do capítulo, não do livro. Isso vai criar associações melhores caso eu precise, posteriormente, registrar outro capítulo do mesmo livro.

Após salvar as modificações, procure pela Abas de relacionamento "Escrita por" e clique no botão com o sinal de mais (+) para criarmos o elemento Pessoa que escreveu essa Referência.

Após digitar o nome da pessoa, e opcionalmente, a forma de fazer citação a ela e a origem, clique em Salvar modificações.

Pronto, agora registramos quem escreveu o capítulo, e esta associação já aparece na Aba de relacionamento correspondente, "Escreveu".


Na próxima parte do tutorial, vamos aprender sobre a navegação pelos elementos.

Clique aqui para acessar!